6 DICAS PARA TORNAR A DIETA COMO LIFESTYLE

Dieta como Lifestyle

Uma alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. O nosso corpo precisa de alimentos ricos em proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais e água, só assim nos sentimos bem física e mentalmente. Contudo, o ritmo de vida cada vez mais acelerado, dividido entre as responsabilidades profissionais e preocupações familiares, a falta de tempo e disponibilidade levamos muitas vezes a optar por alimentos processados, pobres do ponto de vista nutricional, ricos em gorduras saturadas e aditivos e com excesso de sal. A longo prazo, estas más práticas alimentares vão ter sérias consequências no funcionamento do nosso organismo, originando doenças de diversas ordens, como o excesso de peso.

Se o principal entrave a manter uma alimentação equilibrada é a falta de tempo. Como podemos então conseguir fazer refeições saudáveis durante uma semana demasiado ocupada? Nos primeiros tempos englobar um plano alimentar nas suas rotinas vai fazê-lo sair da zona de conforto, e qualquer desculpa servirá para o desviar do caminho, não se coloque a “jeito” e tenha controlo sobre o seu dia a dia. Mas como? A resposta é planeamento e organização!

Mudar os seus  hábitos alimentares, exige para além de motivação uma boa dose de organização e planeamento. Não complique, simplifique ao máximo, ou seja, crie um plano de ação que o ajude a hackear o dia a dia, e pouco a pouco, transforme a tua dieta como lifestyle!

Menu Semanal

Planear previamente as refeições ajuda-o a poupar tempo e energia. Prepare um menu semanal com as refeições para três ou quatro semanas, assim garante uma rotatividade significativa de modo a não se fartar de comer sempre o mesmo. Opte por refeições simples e de fácil confeção. Escolha pelo menos três refeições durante a semana que possam ser facilmente conservadas e ingeridas de um dia para o outro, sem perder sabor e qualidade. Assim economiza tempo na preparação e ganha tempo para si, rentabiliza as refeições e evita desperdícios.

Em Hackeat temos por base estes princípios para a construção as nossas dietas, e apresentamos-lhe sugestões de receitas para construir de forma mais fácil e rápida o seu menu! No início dá algum trabalho, mas com um pouco de inspiração e a dose certa de motivação vai conseguir!

Lista de Compras

Com base no menu semanal que estabeleceu, crie uma lista de compras com tudo o que vai precisar para confecionar as suas refeições e snacks, durante toda a semana. Não esqueça de verificar a despensa, para que não lhe escape nada ou compre em excesso. Manter a sua dispensa e o frigorífico cheios de bons alimentos, é o começo para que ingira apenas bons alimentos, e melhore a qualidade das suas refeições.

Supermercado

Escolha um dia da semana para ir ao supermercado. Isto permite que tenha sempre frutas e legumes frescos, e evita perdas tempo e energia em filas do supermercado. Lembre-se, compre apenas o que tem na lista, e nunca, nunca vá ao supermercado com fome. Uma dica importante para facilitar a sua ida ao supermercado é evitar as alturas de maior afluência, como o final da tarde e os fins de semana.

Confecionar as Refeições

Um dia por semana (de preferência não o mesmo que vai ao supermercado) tire umas horinhas para preparar com antecedência os seus snacks e refeições. Sabemos que pode parecer chato, mas acredite que lhe vai saber bem chegar a casa depois de um dia de trabalho, abrir o frigorífico e ter uma refeição pronta à sua espera.

Congelar Refeições

Lembre-se que as refeições que não forem ser consumidas num prazo de 2 a 3 dias devem ser congeladas, assim evita desperdícios. Ter sempre refeições congeladas dá um impulso ao seu dia, permitindo ganhar tempo e motivação para se manter no caminho.

Preparar o Dia na Véspera

Porque sabemos como as manhãs são difíceis e quase sempre uma correria, uma boa opção é preparar na véspera o que vai precisar para o dia seguinte. Seja uma opção de pequeno almoço que pode ficar pronta do dia para a noite (panquecasovernight oats, pudim de chia, etc..), a marmita com tudo o que vai necessitar para as suas refeições e snacks do dia ou até mesmo descongelar o que vai precisar para o jantar!

 

Lembre-se, somos cada vez mais as escolhas alimentares que fazemos diariamente. Está nas suas mãos a possibilidade de mudar os seus hábitos e iniciar uma vida mais saudável. Consulte aqui o nosso CONSTRUTOR DE DIETA e comece já hoje uma alimentação equilibrada e adapta às suas necessidades!

 

Um artigo de hackeat.pt

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