Antioxidantes: Soldados da paz

Antioxidantes: Soldados da paz

 

No nosso dia-a-dia somos expostos a radicais livres, agentes agressores que atacam o nosso organismo e alteram o seu normal funcionamento. Isto leva a envelhecimento precoce e maior risco de desenvolvimento de cancro, diabetes, doenças inflamatórias e doenças degenerativas.

Stress, radiação solar, poluição, tabaco, assim como produtos que derivam do nosso metabolismo energético são alguns dos causadores externos e internos, respetivamente, que levam à produção destas substâncias.  

De forma a inativar estes radicais, o organismo produz antioxidantes – antioxidantes endógenos – como a catalase, a SOD (superóxido dismutase), o ALA (Ácido alfa-lipóico), a CoQ10 (coenzima Q10) e a glutationa peroxidase (juntamente com a glutationa), sendo esta última considerada o principal antioxidante endógeno.  No entanto a alimentação permite melhorar e aumentar a defesa do organismo em situação de maior exposição a radicais livres ou de diminuição de defesas – doenças. Estes são designados de antioxidantes exógenos, ou seja adquiridos apenas através dos alimentos ou suplementação cujo organismo não consegue produzir.

Identificados como verdadeiros antioxidantes exógenos, que atuam diretamente na ajuda das nossas defesas, podemos salientar:

 

Antioxidante Fonte Alimentar
Vitamina A e Betacaroteno (precursor) Gema do ovo, fígado e iscas, vegetais como cenoura e espinafres, manga, papaia, beterraba
Vitamina E Cremes vegetais, óleos vegetais e frutos secos e sementes no geral, bagas de goji
Vitamina C Legumes no geral e frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, toranja), Kiwi, batata doce
Carotenóides Frutas e hortícolas no geral
Polifenóis   Frutas no geral, vinho tinto, chá (verde e branco), soja e derivados, cacau

 

No que toca a alimentação, também a atuação dos antioxidantes endógenos vai depender desta, pois para entrarem em acção, alguns necessitam de cofatores, que na sua maioria são vitaminas e minerais:

 

Cofactor de Fonte Alimentar
Selénio Glutationa Castanha do Pará, sementes de girassol, carnes, atum, bacalhau, feijão.
Vitamina B2 Glutationa Fígado de boi, amêndoas, cereais integrais, levedura de cerveja
Magnésio Glutationa Banana, espinafres, Aveia, sementes no geral, cacau
Manganês SOD Frutos do mar, pescado, sementes no geral
Cobre SOD Frutos secos
Zinco SOD Ostras, leite, queijo, beterraba e leguminosas

 

Com a constante alteração do padrão alimentar dos portugueses, o aporte adequado destes micronutrientes fica comprometido. Aumento do consumo de alimentos processados e industriais leva à diminuição do consumo de produtos hortícolas e frutas, que são as principais fontes de antioxidantes.

Com os produtos GRANJO também podes melhorar o teu aporte de antioxidantes sendo que as gamas GRAN RISE e G FOODIES foram preparadas a pensar no problema crescente de exposição a factores de risco. Com eles podes obter vantagens como:

– Retardar o envelhecimento;

– Anti-inflamatório;

– Prevenção de doenças;

– Ajuda na cicatrização.

Assim deixo-te o desafio: aumenta o consumo de fontes alimentares de antioxidantes e cofatores destes para que o teu organismo consigo proteger-se dos seus agressores de forma correcta e adequada.

Alimenta o teu “exército”.

 

Do teu nutricionista,

Pedro Lourenço (2061N)

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