Dieta Alcalina, uma dieta anti-inflamatória

É correto afirmar que a Dieta Alcalina é uma Dieta Anti-inflamatória? Neste artigo evou explicar porque considero a dieta alcalina uma dieta anti-inflamatória. Mas antes, é necessário entender o que é uma dieta anti-inflamatória.

O que é uma dieta anti-inflamatória?

Uma dieta anti-inflamação é composta de alimentos saudáveis, nutritivos, não processados e sem adição de aditivos, conservantes e/ou açúcar (pode encontrar este tipo de produtos na loja online da Granjo)- sendo que o objetivo de comer alimentos anti-inflamatórios e remover alimentos industrializados da dieta é acalmar a inflamação no corpo.

A inflamação é uma resposta natural do nosso sistema imunológico quando ele precisa de nos defender de agentes externos, infeções, etc. – esta resposta é perfeitamente normal e também muito importante, sendo conhecida como Inflamação Aguda. No entanto, se a inflamação fica fora de controle, ou seja, se a resposta imune aparece continuadamente – isso é conhecido como Inflamação Crónica (e é um verdadeiro problema). A realidade é que onde você tem acidificação tem também inflamação, por isso uma dieta acidificante é uma dieta inflamatória.

Mas, e o contrário será verdade? Será que uma dieta alcalinizante é uma dieta anti-inflamatória?

Antes de mais convém explicar o que defende a Dieta Alcalina. Segundo esta dieta devemos ingerir 70-80% de alimentos alcalinos (ou alcalinizantes) e somente 20-30% de alimentos ácidos ou acidificantes. Do grupo dos alimentos alcalinizantes fazem parte todos os vegetais e legumes, especiarias, chás, gorduras saudáveis, a maioria das frutas e alguns tipos de frutos secos e sementes. Por outro lado, na categoria de alimentos acidificantes estão incluídos os hidratos de carbono refinados, as bebidas açúcaradas, as sobremesas (biscoitos, doces, bolo, gelado, etc.), os fritos, gorduras trans, junk foods, produtos lácteos, álcool, entre outros. > Aqui apresentamos a tabela completa de alimentos ácidos e alcalinos.

O principal objetivo da Dieta Alcalina é equilibrar o pH interno, ou seja, alcalinizar o corpo – que vai acidificando naturalmente com o avançar da idade e principalmente devido aos hábitos alimentares e estilo de vida pouco saudáveis.

Para seguir uma dieta anti-inflamatória deverá comer mais alimentos anti-inflamatórios e reduzir o consumo de alimentos inflamatórios. Comparando a tabela dos alimentos anti-inflamatórios (disponibilizada AQUI) com a tabela dos alimentos ácidos e alcalinos irá verificar que a maioria dos alimentos alcalinos são também alimentos anti-inflamatórios. Ora, se a dieta alcalina é um plano alimentar que privilegia a ingestão de alimentos alcalinos (ou alcalinizantes) em detrimento de alimentos acidificantes, então a conclusão é que a dieta alcalina é realmente uma dieta anti-inflamatória. Então, se você pretende lutar contra a inflamação do seu organismo a alimentação alcalina é um bom ponto de partida. Mantendo o pH do organismo equilibrado, você vai ter seu sistema imunológico fortalecido e sob controle, o que resultará numa redução da inflamação crónica.

 

Carlos Pereira

Blog: http://artigos.dietaalcalina.biz

Artigos relacionados

gorduras saudáveis
O lado bom das gorduras: Omega-3 e Omega-6
As gorduras saudáveis Ómega-3 e Ómega-6   Para cobrir as tuas necessidades energéticas, é necessário o recurso aos macronutrientes existentes nos alimentos: Proteínas, Hidratos de Carbono e Gorduras. Sim, e...
Vitamina B12
Vitamina B12: micronutriente macro importante
Vitamina B12 : micronutriente mas macro importante O organismo humano é um complexo de órgãos e tecidos cujo bom funcionamento depende de substâncias intrínsecas e extrínsecas. A alimentação é uma...
proteína vegetal
Proteína Vegetal
Proteína vegetal Caracterização da Proteína  As proteínas são macromoléculas orgânicas presentes nos organismos vivos como constituintes de todos os sistemas. Estas, depois da água, são os constituintes de maior quantidade...