Receita de Brownies Saudáveis com Ganache de Chocolate

Brownie de Chocolate Saudável

Hoje trago a receita de um brownie vegan e cru muito simples e fácil de fazer com apenas 5 ingredientes!

O brownie de chocolate saudável não leva açúcares, nem farinha, nem manteiga. Assim, decidi adicionar-lhe mais um docinho, uma ganache de chocolate para equilibrar as coisas… Esta ganache é totalmente opcional, os brownies ficam uma delícia por si só. Com a ganache ficam mais cremosos e com um sabor a chocolate ainda mais intenso! São rápidos e fáceis de fazer, uma vez que nem precisam de ir ao forno… Então aqui ficam, os meus brownies semi-saudáveis!

Para quem quer satisfazer os desejos de chocolate mas procura uma alternativa, pode substituir o cacau por alfarroba em pó. Esta é rica em antioxidantes, magnésio, não possui gorduras nem cafeína. É um substituto comum do cacau.

Ingredientes:

3/4 chávena de cacau cru (60g) – ou alfarroba em pó

2 chávenas de tâmaras (350g)

1 chávena de nozes (~95g)

2/3 chávena de cajus (~75g) – ou amêndoas

1/4 colher de chá de sal

 

Flocos de coco (opcional)

Pepitas de cacau cru (opcional)

 

Ganache de chocolate:

1 chávena de pedaços de chocolate negro (~170g)

1/4 chávena de bebida vegetal (59 ml) – bebida de soja ou bebida de amêndoa

2 colheres de sopa de óleo de coco derretido – substituível por margarina ou manteiga

1/4 a 1/3 chávena de açúcar em pó

1/4 colher de chá de sal

 

Triturar, num processador de alimentos, os frutos secos até estarem bem finos. Acrescentar o cacau e o sal e reservar esta mistura.

Remover os caroços das tâmaras e demolhar em água quente por cerca de 10 minutos (este passo não é obrigatório mas torna nas tâmaras bastante mais fáceis de triturar).

Triturar as tâmaras até obter uma pasta e depois acrescentar aos poucos a mistura de frutos secos e cacau e ir processando.

Forrar um tabuleiro pequeno com papel vegetal e colocar lá a massa dos brownies. Moldar o formato desejado de modo a que fique uma camada com cerca de 2-3 cm de altura.

Levar ao frigorífico durante 15-20 minutos.

 

Para a ganache:

Derreter o chocolate negro no microondas. Adicionar o óleo de coco derretido, a bebida vegetal e o sal e misturar. Com a ajuda de uma peneira adicionar o açúcar em pó aos poucos.

Espalhar sobre a massa dos brownies.

Adicione flocos de coco e pepitas de cacau cu ou qualquer outro topping que gostes (amêndoas trituradas, bagas goji, etc).

Levar ao frigirífico mais 20-30 minutos.

Cortar pequenos quadrados e está pronto a servir!

 


 

Bons deleites!

Receitas com  de GreenDelights

Artigos relacionados

trufas saudaveis beterraba e coco
Receita de Trufas Saudáveis Beterraba e Côco
Trufas saudáveis Beterraba e Côco. Também chamadas de bolinhas energéticas, estas trufas saudáveis, nutritivas e energéticas foram criadas pela Catarina Valente, Coach Nutricional e Mentora em Alimentação Ayurvédica. As trufas...
ebook verde e com sabor
E-BOOK VERDE E COM SABOR
Lançamos o nosso e-book VERDE E COM SABOR, em parceria com o Green Delights Blog, com receitas vegan, saudáveis e criativas. São 10 receitas inspiradoras, criadas com os produtos Granjo: BROWNIES...
preparar grancakes muesli
Preparar Grancakes
Preparar Grancakes Trazemos-te hoje os Grancakes Muesli para te mostrar, de forma simples, como os preparar. Vais precisar de: 50 g de Grancake Muesli (uma saqueta unidose ou 4 colheres...